top of page

Como Fazer? Piscina !!


Piscina borda infinita

Como fazer uma piscina. As piscina são umas das principais áreas de lazer de uma casa, hotel, apartamento, etc. São pensadas para dar aconchego, frescor e uma integração maior com a natureza, além de deixar sua casa ainda mais bela. No mercado imobiliário a existência de uma piscina na edificação, poderá ocorrer uma valorização do imóvel em até 20% em relação ao valor do bem.


Localização: O melhor lugar para construir a sua piscina é no lado Poente do terreno, ou seja, onde o sol se põe, pois, tendo maior incidência, solar na piscina, a sua água irá permanecer é uma temperatura mais agradável, tendo maior uso durante o ano todo.


Formato: O seu formato e o seu tamanho, vai depender do tipo de piscina que o proprietário irá escolher. As piscinas geralmente são de alvenaria, concreto estrutural ou de fibra de vidro.


As piscinas de fibra de vidro, têm menos versatilidade em relação à formas e tamanhos do que as de concreto-alvenaria. tendo um custo menor e garantias de 10 anos, possuem uma maior facilidade em sua execução, basicamente a remoção da terra e a regularização do solo, no entanto é necessário ser instalado com guindaste no local da sua fixação, pois se trata de uma peça unica de tamanho definido pelo fabricante.


Algumas vantagem das piscinas de fibra de vidro são a higiene, por se tratar de paredes lisa onde não ocorre o acumulo de sujeira, fungos e bactérias. Com o tempo podem apresentar bolhas, porém com os cuidados e a manutenção necessária podem manter suas características por longo período.


Piscina de Alvenaria, possuem uma maior uma maior versatilidade de formas, tamanhos, dimensões e com a possibilidade de integrar com outros espaços e diversos tipos de acabamentos. Apresentam uma grande resistência mecânica e uma durabilidade de 30 anos tomando os devidos cuidados com a sua execução.

Piscina em forma de violino

Um cuidado importante a se tomar é contratar um profissional responsável pelo desenho e o cálculo estrutural, pois deve se considerar o tipo de solo a ser executado. Terrenos menos estáveis podem demandar reforços especiais, o que aumenta os custos da obra.


Profundidade das piscina de Alvenaria, existem alguns tamanhos sugeridos e mais convencionais, no entanto , piscina para salto recomenda-se profundidade superior a 1,80m.

profundidade das piscina

Impermeabilização, Toda a piscina de alvenaria deve receber uma camada de impermeabilização durante a fase de obra para evitar trincas e infiltração, podendo ser feita em argamassa ou manta asfáltica. Recomenda-se não esvaziar a piscina sem antes consultar um especialista, já que alguns danos na estrutura podem ser irreversíveis.


Bordas e pisos – O mais adequado é que a borda e o piso ao redor da piscina sejam antiderrapantes, como as pedras naturais, os cimentícios e os porcelanatos antiderrapantes. Atualmente existe no mercado a presença de piscinas sem bordas, com o uso de um composto de cimento e areia compactada, imitando praias artificiais, deixando as arestas mais arredondadas e sinuosas.

Piscina com borda de areia.

Piscina com borda de areia.


Piscina com borda infinita

Mais o maior charme da arquitetura em relação a bordas de piscinas, são piscinas com bordas infinitas ou semi infinita. Apresenta um dos lado da borda, um nível mais baixo em relação aos demais, gerando uma ar de suspensão da piscina e termino do mesmo, integrando com a paisagem.















Piscina com borda infinita.


Paisagismo, a integração com a natureza, favorece uma maior beleza para o espaço. Alguns elementos arquitetônicos podem realçar a ideia de vida selvagem ou campo. Como bordas de pedras, cachoeiras, arvores, arbusto e palmeiras integrando as laterias da piscina.

Piscina com borda de vidro.

Piscina com borda de vidro.

Aquecimento da piscina, é uma solução para regiões frias e piscinas que são atingidas por longos períodos de sobra, tornado a água fria, gerando pouco uso pelos proprietários, em muitos caso utilizado apenas nas hidromassagem.


Alguns elementos que dão um maior destaque na piscina, são sua integração com as demais desenhos arquitetônicos, como a construção de decks de madeira, hidromassagem, ofuros, iluminação subaquática, materiais e texturas de acabamento bar e bancos internos na piscina.

Piscina de borda infinita, com vista para o mar, mais um barzinho, apreciando a natureza.

Como executar piscinas de fibra de vidro.

Como executar piscinas de alvenaria.

O escritório ArqEd - Arquitetura e Edificação. Realizando o seu sonho!!!.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page