top of page

Como Fazer? Pergolado !!

Como fazer um pergolado. Os pergolado são estrutura espaciais composta de: pilares, caibros e vigotas, também chamado de pérgola, que provém do italiano que, por sua vez, vem do latim. É uma elemento arquitetônico decorativo com a finalidade de valorização do imóvel, transmitindo aconchego nos espaços de lazer, podendo ser coberto ou semi coberto para a passagem de luz.


Pergolado Principal

Tipos de Pergolado


Os pergolados podem ser construídos a partir de diversos materiais: pergolado de concreto, bambu, ferro, madeiras simétricas ou toras e troncos, também sendo utilizados como garagem, jardim, enfeite de piscina, estando entre as construções mais populares por sua beleza e elegância.


Pergolado de concreto

Pergolado de concreto

Pergolado de ferro

Pergolado de ferro.

Pergolado de torra

O seu formato, não existe um padrão de dimensões, pois cada elemento deve ser adaptado ao espaço definido para a sua elaboração. A execução do Pergolado é necessário um profissional qualificado, com um desenho/ projeto e especificação de qual tipo de material, forma ou formato a ser utilizado. Podendo ser em vão livres sem apoio, com estrutura em balanço ou contra peso, tradicionalmente com presença de pilares.

Para a função de elementos como pátios e jardins, servindo mesmo como varanda, podem ser coberto com telhas transparentes, tecidos (panos, juta, saco de estopa, etc), cobertura em vidro, coberturas em policarbonato ou até mesmo trepadeiras, formando um portal.

Um pergolado garagem, por exemplo, com cobertura de trepadeiras ou de telhas transparentes, além de proteger o veículo, dá-lhe maior destaque e visibilidade.

Estrutura de um apoio em contra peso.


Pergolado com único apoio.

Percolados com cobertura de tecidos.

Cobertura alternativas

Manual de montagem do pergolado

Segue abaixo um vídeo da execução de uma cobertura em policarbonato sobre um pergolado.

O escritório ArqEd - Arquitetura e Edificação. Ajudamos a você a realizar o seu sonho!!!.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page